Retiro Católico

Retiro Católico

Retiro católico é um afastamento temporário de suas atividades para conversar com Deus e refletir sobre sua própria vida. Trata-se de uma prática muito tradicional na história do Cristianismo, vivamente recomendada pela Igreja Católica. É também chamado de “Exercícios Espirituais”.

Geralmente, os retiros são organizados em sítios e regiões afastadas das cidades, justamente para facilitar a reflexão e o silêncio. A perfeição da natureza tem um importante papel para a descoberta da beleza de Deus e da vida.

O retiro católico costuma ser conduzido por um padre, com a tarefa de pregar a Palavra de Deus e de ouvir a confissão de cada participante.

O significado do Retiro no Evangelho

Os evangelhos relatam que antes de tomar decisões ou realizar atos importantes, Jesus se retirava para uma região montanhosa ou desértica, onde passava longos tempos de silêncio e de oração. Desta maneira, por exemplo, escolheu seus seguidores mais próximos: “… naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos” (Lc, 6, 12-13).

Imitando o exemplo de Jesus, cristãos de todos os tempos se beneficiam deste exercício espiritual para fazer as escolhas certas rumo à felicidade pessoal e do próximo.

O retiro católico tem por objetivo fazer com que os participantes façam a experiência particular do Amor e da Misericórdia paternal de Deus. Perante essa descoberta espiritual, a vida diária ganha um novo peso e uma nova dimensão, dados pela luz da fé, que nos ajuda a enxergar a mão amorosa de Deus por trás de cada acontecimento.

Retiros de Silêncio

Os “Retiros de Silêncio” são aqueles marcados pelo intenso ambiente de oração e de reflexão. Não há conversas entre os participantes, nem atividades recreativas. Neles alternam-se pregações, intervalos de silêncio e orações comunitárias como o terço e a Missa.

Todos os anos, por ocasião da primeira semana do tempo da quaresma, o Papa faz durante seis dias um retiro de silêncio, revivendo aqueles momentos em que Jesus ficou sozinho no deserto, preparando-se para sua missão: “E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto” (Lc 4,1).

Mais informações de como fazer um retiro

São realizados retiros com padres do Opus Dei em diversas cidades do Brasil ao longo do ano. Se você tem interesse em fazer um retiro, preencha o formulário abaixo para obter informações de datas e locais próximos.